Roxana Brasil
Apoio



Artigos

12 de janeiro de 2010

História da Natação – Início, evolução, benefícios, modalidades, recreação

História da Natação – Início – Evolução – Benefícios – Modalidades – Recreação

icone historiadanatacao História da Natação   Início, evolução, benefícios, modalidades, recreação


História da Natação

história natacao História da Natação   Início, evolução, benefícios, modalidades, recreação

“Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.”

História

A natação é conhecida desde tempos pré-históricos, o registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a. C. Algumas das primeiras referências estão incluídas em obras históricas como a Epopeia de Gilgamesh, a Ilíada, a Odisseia, a Bíblia (Ezequiel 47:5, Atos 27:42, Isaías 25:11), Beowulf, e outras sagas. No ano de 1538, Nikolaus Wynmann, um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de Nadar” (Der Schwimmer oder ein Zwiegespräch über die Schwimmkunst). A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente em 1873 John Arthur Trudgen, apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo Crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA). O estilo mariposa foi desenvolvida na década de 1930, que no início surgiu como uma variante do estilo de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto, em 1952.

Benefícios

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, também é a única atividade física indicada para menores de 3 anos.

historiadanatacao História da Natação   Início, evolução, benefícios, modalidades, recreação

Recreação

Como atividade recreativa, a natação é muito difundida. Muitos nadadores entram na água apenas para se divertir, tanto em piscinas artificiais como nos mares, lagos e rios.

Embora os estilos de natação também sejam utilizados no lazer, é muito comum que os nadadores recreativos utilizem estilos menos técnicos, geralmente mantendo a cabeça fora de água.

Modalidades

Existem algumas modalidades distintas na especialidade de natação.

Natação pura
Polo aquático
Saltos para a água
Águas abertas
Natação sincronizada
Masters
Mergulho Aquático
travessias
aquathlon
maratonas aquáticas

Site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Fonte: wikipedia

—————————//—————————————

Natação X Fitness

A Natação é a única atividade relacionada ao fitness que cruza todas as faixas etárias, desde Bebês a Adultos da 3ª idade, além do nível de habilidade ( iniciante, intermediário, avançado) pode ser praticada como esporte competitivo, terapia ou simplesmente como uma forma de relaxamento para aliviar o stress do dia-a-dia, ou seja, tudo que brasileiro precisa nos dias atuais. É uma ótima opção de atividade física para que você saia do sedentarismo. A água é um elemento importante para o nosso equilíbrio emocional e psíquico, é uma ampliação do mundo com o qual estamos acostumados. Sua natureza envolve nosso corpo, altera nosso ritmo respiratório e também a visão, audição e tato; o corpo adquire outro peso e a sua movimentação novas formas.

Benefícios da Natação

1- Melhora a postura, alongando e fortalecendo toda a musculatura;

2- Aumenta a capacidade respiratória;

3- Aumenta a resistência do organismo;

4- Ajuda na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma, bronquite, problemas ortopédicos…;

5- Ativa o sistema neuro-muscular;

6- Relaxa e combate o stress

 



Sobre o autor

Roxana
Roxana Brasil é personal trainer licenciada em Educação Física pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UFRJ/CeCeFex, mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro. É representante internacional da Aquatic Exercise Association (AEA – EUA), ministra certificações em hidroginástica, é Master Trainer Hydrorider – Itália e organizadora das certificações em ciclismo aquático.




 
 

 
arroz-integral

Adote o arroz integral: Saiba os seus benefícios

Se você não consegue deixar o arroz branco e optar pelo integral, é hora de pensar em sua saúde. Estudos mostram que que o alimento é um grande aliado para controlar a diabetes e reduzir a gordura abdominal.
por Roxana
0

 
 
agua-quanto-você-precisa-ingerir-por-dia

Água: quanto você precisa ingerir por dia?

Muitos dizem que 2 litros de água é o mínimo a ser ingerido por dia, mas será que isso é verdade?
por Roxana
0

 
 
dormir

Dormir muito pouco ou demais faz mal à saúde

Dormir mais do que oito horas ou menos de seis parece aumentar significativamente o risco de doença cardiovascular, segundo um estudo feito nos Estados Unidos.
por Roxana
0

 




56 Comentários


  1. ANdrezza

    eu gostei muito…
    MAS acho que vocês poderiam ter falado mais da importância da natação para os brasileiros…
    Por que deste jeito ninguem vai querer ler iisso…
    Por que não esta tão bom quanto eu esperava que estivesse….


    • Roxana

      Andrezza,

      Tudo bem? falei sobre o início, evolução, benefícios, modalidades, recreação, Natação e o Fitness, a importância está pode ser lida em todo contexto escrito, assim como é falado em Benefícios da Natação:
      1- Melhora a postura, alongando e fortalecendo toda a musculatura;
      2- Aumenta a capacidade respiratória;
      3- Aumenta a resistência do organismo;
      4- Ajuda na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma, bronquite, problemas ortopédicos…;
      5- Ativa o sistema neuro-muscular;
      6- Relaxa e combate o stress


    • Aundre

      Perfect answer! That rlealy gets to the heart of it!


    • Vicki

      You relaly found a way to make this whole process easier.


    • Giovanna

      Nada disso isso esta perfeito.


      • leo

        Trabalho com hidroginástica há algum tempo, já fiz alguns cursos com você inclusive o último foi pela academia A!BodyTech, sobre aquabike. Gostaria, se houver possibilidade, de visitar seu trabalho na Velox ou em algum outro lugar que permita. Estou iniciando pela primeira vez um trabalho em coordenação da área aquática, mas especificamente, na hidroginástica e busco orientações e idéias. Desde j´[a, obrigada.


    • mas pra outras pessoas quanto pra mim ta ótimo se vc acha q pra vc não está bom o bastante crie um melhor!vamos ver se é bom msm bem isso se vc tiver respostas para cada pergunta daqui =p


    • ketheley

      eu achei legal demais


  2. géssica

    legal so queria saber mais sobre as tecnologias que existem na natação


  3. paula

    UOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL


  4. erijohnson

    gostei do conteudo ,só que esse conteudo é o mesmo do site wikipédiia


  5. Geyciara fernandes

    Conteudo muito bem explicado sem dificuldade de compreensao


  6. Bom e legal mais vcs poderiam dizer o q dee boom aa naataçaoo traaz aoos Brasiileros e cmo aa nataçaoo ajuuda o desenvolviimento mental mais taa beiin legall…;)


  7. e tbm a gente qr sabe a historia dela no Brasil e ñ a.C


  8. Mell Nara

    Eu achei muito legal,muito eficiente!!!!!!


  9. eu achei muito bom tudo isso falando sobre natação eu até fiz um trabalho sobre meu esporte favorito ai eu botei natação


  10. taynara

    era oq eu estava procurando.parabens a vc ROXANA por criar um site bem explicativo,a minha professora de ed fisica curtiu isso parabens msm.continue assim.OBRIGADAA !


  11. jaine

    vc me ajudou muito roxona para fazer meu trabalho de educação física…………….obg


  12. Madge

    As Charlie Sheen says, this artcile is “WINNING!”


  13. Alex

    Boa noite Roxana, sou Professor de Educação Física, e estou abordando a natação na minhas aulas e iniciei a parte teórica sobre um pouco da história da natação, e comentei sobre a primeira competição realizada em 1881, Travessia Baía de Guanabara, um desafio entre Joaquim Antonio Souza, e o Alemão Theodor John.
    Se você puder me ajudar, eu pergunto: Quem venceu esse primeiro desafio de natação?


    • Roxana

      Olá, Alex!

      Muito obrigada pelo seu interesse e realmente nas referências à história da natação não há citações quanto ao vencedor da travessia (1881 – Registros de jornais citam a travessia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro-RJ, que aconteceu em disputa realizada entre um jovem de Niterói – RJ, Joaquim Antonio Souza de 19 anos, e um relojoeiro alemão Theodor John de 50 anos, com largada na Ponta da Armação – Niterói e chegada na Praça 15 de Novembro – Rio de Janeiro (as duas cidades ocupam posições opostas na mesma baía). Estas travessias repetiram-se outras vezes pelos nadadores citados e outros, que aderiram à manifestação esportiva.).

      Caso eu possa ajudar em mais alguma coisa, é só entrar em contato.

      Roxana Brasil


  14. Cleber Santos

    Parabéns pelo site é muito informativo ,de grande valor


  15. Cleber Santos

    Parabéns pelo site é muito informativo ,de grande valor me esclareceu muitas dúvidas


  16. LUCIANA DANTAS

    Trabalho com hidroginástica há algum tempo, já fiz alguns cursos com você inclusive o último foi pela academia A!BodyTech, sobre aquabike. Gostaria, se houver possibilidade, de visitar seu trabalho na Velox ou em algum outro lugar que permita. Estou iniciando pela primeira vez um trabalho em coordenação da área aquática, mas especificamente, na hidroginástica e busco orientações e idéias. Desde j´[a, obrigada.


  17. amanda

    eu achei mt interessante goste d+ d saber a historia de um esporte tao fantástico….
    é uma pena q nenhuma mulher brasileira não tenha conseguiu ainda nenhum recorde nesse esporte.


  18. ingrid

    eu pratico natacao e acho otimo


  19. Nino Aboarrage

    Parabéns pelo site e sobre tudo os conteúdos, O Profissional de Educação física precisa Disso, Valeu


  20. karina

    adorei o artigo sobra natação muito bem explicativo, parabéns!!!


  21. gleyciane

    legal vai me ajudar a faser meu trabalhooo


  22. Junety damas

    Roxona ajudast me a fazer o meu trabalho


  23. nossa vou ganhar alguns pontinhos,legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  24. Andreza Belo

    Gostei muito, mim ajudou bastante em meu trabalho!!


  25. Roxana.
    Por sua causa tirei 10 no meu trabalho.Obrigada :) ))))


  26. Gostei do artigo com certeza vai contribuir para minha prática
    parabéns


  27. Pâmella Rodrigues de sousa.

    Eu estou fazendo uma pesquisa sobre natação e estou adorando!!!!!!


  28. Allan Brum

    parabens Roxana e muito obrigado,
    meu tema de tcc é sobre prevençoes de lesoes de ombro em atletas de nataçao! e a historia da nataçao contribui mt pra isso!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>