terça-feira , novembro 20 2018
Novidades
Home / Artigos / Adote o arroz integral: Saiba os seus benefícios

Adote o arroz integral: Saiba os seus benefícios

Benefícios do arroz integral

 Se você não consegue deixar o arroz branco e optar pelo integral, é hora de reavaliar o seu conceito. Uma pesquisa realizada na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, mostrou que o alimento é um grande aliado para reduzir a gordura abdominal e controlar a diabetes.

Os pesquisadores examinaram a alimentação de 2.800 participantes. Aqueles que consumiam pelo menos três porções do cereal e não abusavam dos refinados apresentavam até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita além da barriga e recobre alguns órgãos.

Assim, o primeiro efeito significativo é a diminuição das medidas do abdome. Indo além, é possível perceber benefícios no coração, pois quanto menos células de gordura, menor o risco de inflamação nas artérias.

E tem mais benefícios: por seu alto teor de fibras, o arroz integral deixa a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar que vem dos alimentos seja absorvido lentamente. Resultado: como a insulina fica sob controle, o alimento modera a diabetes e ainda reduz a gordura do abdome, já que ela é o hormônio responsável por inflar as células dos “pneuzinhos”.

A pesquisa revelou ainda mais: o cereal reduz a probabilidade de aparecimento de tumores.

Veja a diferença entre o arroz branco e o integral:

A principal diferença entre o arroz branco e o integral está na casca. É ela a fonte de todos os nutrientes que fazem a diferença na nutrição, entre eles proteínas, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do Complexo B.

O teor de fibras é o diferencial desse tipo de arroz em relação aos demais. Isso porque quanto maior o seu valor, menor a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Consequentemente, menos gordura vai se depositar em seu abdome. E elas ainda combatem a constipação intestinal, quando ingeridas regularmente.

O alimento também é bom para combater a queda de cabelo, para a pele e unhas, pois ele contém metionina, um aminoácido essencial. Também é fonte de magnésio, potássio e orizanol, este último um potente antioxidante.

A presença da vitamina B1 protege o sistema nervoso e os outros nutrientes do arroz integral trazem benefícios como a melhora do metabolismo da contração muscular (ótima para atletas).

Mas lembre-se: para benefícios adicionais não podemos esquecer de outras fontes de fibras como frutas, verduras e outros grãos integrais que são fundamentais para o controle da fome, do peso, para a redução da absorção do colesterol.

Sobre Roxana

Roxana Brasil é personal trainer licenciada em Educação Física pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UFRJ/CeCeFex, mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB – Universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro. É representante internacional da Aquatic Exercise Association (AEA – EUA), ministra certificações em hidroginástica, é Master Trainer Hydrorider – Itália e organizadora das certificações em ciclismo aquático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Chat Facebook